02/04/2015

18

Autismo - Tratamento

O tratamento 

O tratamento do autismo envolve intervenções psicoeducacionais, orientação familiar, desenvolvimento da linguagem e/ou comunicação. O recomendado é que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção orientado a satisfazer as necessidades particulares a cada indivíduo. Dentre alguns profissionais que podem ser necessários, podemos citar:psiquiatras,psicólogos,fonoaudiólogos,terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores físicos. Os métodos de intervenção mais conhecidos e mais utilizados para promover o desenvolvimento da pessoa com autismo e que possuem comprovação científica de eficácia são:
TEACCHR (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handcapped Children): é um programa estruturado que combina diferentes materiais visuais para organizar o ambiente físico através de rotinas e sistemas de trabalho, de forma a tornar o ambiente mais compreensível, esse método visa à independência e o aprendizado.
PECSR (Picture Exchange Communication System) é um método de comunicação alternativa através de troca  de figuras, é uma ferramenta valiosa tanto na vida das pessoas com autismo que não desenvolvem a linguagem falada quanto na vida daquelas que apresentam dificuldades ou limitações na fala.
ABA (Applied Behavior Analysis) ou seja, analise comportamental aplicada que se embasa na aplicação dos princípios fundamentais da teoria do aprendizado baseado no condicionamento operante e reforçadores para incrementar comportamentos socialmente significativos, reduzir comportamentos indesejáveis  e desenvolver habilidades. Há várias técnicas e estratégias de ensino e tratamento comportamentais associados a analise do compormentamento aplicada que tem se mostrado útil no contexto da intervenção incluindo (a) tentativas discretas, (b) análise de tarefas, (d) ensino incidental, (e) análise funcional
Medicações: O uso medicamento deve ser prescrito pelo médico, e é indicado quando existe alguma comorbidade neurológica e/ou psiquiátrica e quando os sintomas interferem no cotidiano. Mas vale ressaltar que até o momento  não existe uma medicação específica para o tratamento de autismo. É importante o médico informar sobre o que se espera da medicação, qual o prazo esperado para que se perceba os efeitos, bem como os possíveis efeitos colaterais.
Letícia Calmon Drummond Amorim - Psiquiatra

''Não deixa a criança com autismo perderem o sonho''
Acesse o site :

18 comentários:

  1. Olá Vitória!! Quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais rápido iniciam o tratamento e isso é essencial para que a criança autista possa levar uma vida normal!!

    ResponderExcluir
  2. Graças ao avanço da medicina o diagnostico pode ser precoce. Assim os pais tem mais chances de lutar, e aos poucos adaptar a rotina dos pequenos para uma vida feliz e perfeitamente normal!

    ResponderExcluir
  3. Oi Vitória, tudo bom? vim conhecer seu cantinho azul e já estou seguindo. Irei acompanhar vocês a partir de hoje... O Nathan é muito fofo e você uma mamãe super guerreira!
    Vem conhecer meu cantinho cor de rosa, espero que goste, adorarei sua visitinha. beijos

    www.diariodamamae.com

    ResponderExcluir
  4. Mito importante o diagnostico desde muito cedo, o apoio da família e da escola é fundamental para a família e a criança que possui autismo.
    Bjcas e uma ótima semana para você!
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  5. A Medicina sempre avançando, muito importante saber sobre tudo. Acho legal você mostrar sobre isso, muito bacana.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Achei o post muito interessante. Importantíssimo este tipo de informação para que as pessoas possam lidar melhor com tudo isto. Um super beijo**

    www.divei.com.br

    ResponderExcluir
  7. Vitória, tô gostando demais sobre os seus post sobre o autismo, estão sendo bem esclarecedores, parabéns !!!
    besitos

    blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  8. Não podemos permitir nenhuma criança perder o sonho. Estou aprendendo bastante sobre o autismo
    BEijos

    ResponderExcluir
  9. Temos que tratar com atenção esse assunto, muito delicado! bjo

    ResponderExcluir
  10. Ótimas informações!
    Esclarecedores e pode ajudar muitas pessoas!!!
    Parabéns pelo post!!!
    Beijos
    Camila
    www.baudemenino.com.br

    ResponderExcluir
  11. Super importante, não conheço ninguém com autismo, mas gostei de saber mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  12. Post super importante! o neto da prima da minha avó foi diagnosticado cedo, no começo é sempre um susto, mas aos poucos a família se adapta e busca os melhores tratamentos...
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  13. sempre bom se informar mesmo!!!! adorei

    ResponderExcluir
  14. Uma pena que nem todo mundo tem acesso a certos programas de tratamento não é mesmo.
    Parabéns pelo post.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito desse post, é preciso ficarmos de olho.. Conheço dois adolecentes que tem..
    Beijos

    www.umaboamae.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não conheço ninguem, mas passarei a informação é sempre bom, vai que um amigo precise :)

    ResponderExcluir
  17. Post super informativo. Eu fui conhecer mais sobre o autismo naquela novela da globo e hoje eu tenho uma amiga com um filhinho autista. Acho que o princípio de tudo é ter muito amor e o resto, deixar por conta da medicina que está bem avançada. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  18. Post interessante, tem pessoas que nem notam que as crianças tem...Quanto mais cedo identificar melhor..Bjokas
    http://docemell20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha! Comente nós adoramos!! Vitória & Nathan