01/04/2015

23

Autismo e Turma da Mônica - Definição




Sempre que o Nathan enjoa de algum desenho vou no youtube e baixo um desenho novo e um deles que ele adora é a turma da Mônica e sobre esse assunto baixei pra ele ver e achei super bacana a incentivação com vários assuntos que existe sobre outras doenças e pra criança entender também de forma bem simples embora pra eles não existem diferenças.



Definição :
Embora inúmeras pesquisas ainda venham sendo desenvolvidas para definirmos o que seja o autismo, desde a primeira descrição feita por Kanner em 1943 existe um consenso em torno do entendimento de que o que caracteriza o autismo são aspectos observáveis que indicam déficits na comunicação e na interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Essas características estão presentes antes dos 3 anos de idade, e atingem 0,6% da população, sendo quatro vezes mais comuns em meninos do que em meninas.
A noção de espectro do autismo foi descrita por Lorna Wing em 1988, e sugere que as características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo; assim, em um extremo temos os quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem, com padrões repetitivos simples e bem marcados de comportamento e déficit importante na interação social, e no extremo oposto, quadros de autismo, chamados de Síndrome de Asperger, sem deficiência intelectual, sem atraso significativo na linguagem, com interação social peculiar e bizarra, e sem movimentos repetitivos tão evidentes.

Acesse o site http://www.ama.org.br/site/

Divulgue você também essa causa, vista azul !

#autismo  #conscientização 

23 comentários:

  1. O youtube sempre nos ajudando né .. aqui também coloco pro Gui assistir alguns desenhos, conhecer coisas novas ... e Turma da Mônica é o máximo

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal que esses desenhos estão ensinando nossos pequenos sobre essas questões e ensinando a respeitar o amiguinho seja ele quem for. Muito bom!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse vídeo e a iniciativa do Maurício de Souza de elaborar um vídeo voltado á essa
    questão.

    Grande beijo
    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir
  4. A Luma também estar apaixonada pela turma
    Gostei da ideia do autor
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tão bom ver autores tão conhecidos compartilhando uma causa tão nobre!! COnhecer para cuidar e para não deixar que o preconceito e a falta de respeito atrapalhem o desenvolvimento do autista!

    ResponderExcluir
  6. Eu não poderia esperar outra coisa do gênio Maurício de Souza, adorei o André e a causa é muito nobre!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  7. Olá ! Estes desenhos além de educativos são muito fofos ;-)
    Adorei o post, super beijo**

    www.divei.com.br

    ResponderExcluir
  8. Só mesmo o Mauricio para ilustrar essas situações e ajudar as crianças e os papais a conviverem juntos, superando as dificuldades!

    ResponderExcluir
  9. Vamos nos conscientizar que crianças autistas também são crianças e precisam de carinho e respeito como todas elas. Gostei do desenho
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que legal esse desenho, todo mundo adora turma da mônica! Gostei da dica! bj

    ResponderExcluir
  11. Own gosto muito dos desenhos da Mônica, ainda mais quando são para nos ensinar algo tão importante. Nunca conheci nenhum autista, e sei pouca coisa, pena aqui no Brasil não ser muito divulgado as causas e como tratar pessoas assim. Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que vídeo lindo, adoro a mônica e acho os desenhos muito educativos para criança e com grande poder de influência dos pequenos.
    Beijos,
    Mimosa !

    ResponderExcluir
  13. Sempre adorei as historinhas da turma da mônica, sempre educativos!

    ResponderExcluir
  14. Que lindo esse vídeo gente.
    Amei, obrigada por compartilhar.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá.

    Que lindo este vídeo.
    Importante esta campanha e dia do autismo.


    Bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir
  16. Uau k Bacana o Maurício de Sousa foi génio em tomar essa iniciativa pois as crianças não vêem diferença até os 3, 4 aninhos, mas depois já começa a ver e questionar...é um tipo de informação acessível e simples pra eles! Adorei!
    Beijinhos :*
    www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  17. Muito legal o vídeo !!!
    Vejo por experiência própria que as crianças recebem os amigos especiais ( com autismo ou outras doenças ) de braços abertos, o maior preconceito são dos pais, o que me magoa muito, pois não são doenças contagiosas e sim doenças que precisam muito do nosso afeto, as crianças especiais precisam ser " afetadas " para se desenvolverem.
    besitos

    blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  18. Muito legal a iniciativa deles, o video é muito bom gostei basatante. vou baixar alguns para os meus pequenos assistirem também. Afinal eles tem amiguinhos na escola com autismo vou conversar sobre esse assunto com eles beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu já li no gibi, sobre a história desse menininho autista, muito bom ensinar as crianças desde sedo, q aos olhos de Deus, somos todos iguais. Bjssssss.

    ResponderExcluir
  20. Precisamos de fato divulgar!!
    Adorei o vídeo! Assim explica de maneira bem simples
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Acho muito importante a inclusão social ser colocada na vida das crianças desde cedo afinal, todos somos diferentes e é importante que elas saibam respeitar as diferenças :D
    Kiss

    *ClikFB

    ResponderExcluir
  22. Que ótimo vídeo, Mauricio sempre arrasa .
    bjcas
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  23. Eu conhecia este vídeo, acho muito importante os criadores dos cartoons mais amados se enganjarem em causas importantes que esclareçam evitando segregação e preconceito e ajudem na inclusão social, isso nas crianças é o mais precioso, pois elas acolhem-se mutuamente, com grande facilidade! Importantissimo seu post!
    Beijos, excelente semana!
    Alê | #ClickFB | Diva Todo Dia

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha! Comente nós adoramos!! Vitória & Nathan