27/03/2015

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Autismo - Diagnostico

DEFINIÇÃO DA AUTISM SOCIETY OF AMERICAN – ASA

*Autism Society of American = Associação Americana de Autismo. O autismo é uma deficiência de desenvolvimento complexa que tipicamente aparece durante os três primeiros anos de vida e afeta a capacidade do indivíduo de se comunicar e interagir com os outros. Apresenta um conjunto de comportamentos que afeta de forma e graus diferentes para cada indivíduo. Não há uma causa única conhecida para o autismo, mas em sua maioria, é plausível a causa ser vinculada a anormalidades na estrutura ou função cerebral. Pesquisas mostram diferenças na forma e estrutura dos cérebros de crianças autistas e investigam ligações entre hereditariedade, genética e fatores ambientais. 

Segundo a ASA, os sintomas causais incluem:
1. Distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e linguísticas. 2. Reações anormais às sensações. As funções ou áreas afetadas são: visão, audição, tato, olfato, gustação. 3. Fala e linguagem ausentes ou atrasadas. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala, restrita compreensão de idéias. Uso de palavras sem associação com o significado. 4. Relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas. Respostas não apropriadas a adultos e crianças. Objetos e brinquedos não usados de maneira devida. 

DEFINIÇÃO DO DSM-V
O TEA caracteriza-se por ser um transtorno neurodesenvolvimental, com prejuízo persistente na comunicação recíproca social e interação social e de acesso restrito, padrões repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Estes sintomas estão presentes desde a infância e limitar, prejudicando o seu funcionamento diário. A fase em que se evidenciam os sintomas irá variar para cada indivíduo e seu ambiente. 

DEFINIÇÃO DA CID-10 (2000)
Autismo infantil: Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por: a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos, e b) apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo: fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade). 

É relevante salientar que essas informações devem ser utilizadas apenas como referência. 

Recomenda-se caracterizar a queixa da família: sinais, sintomas, comportamentos, nível de desenvolvimento cognitivo e escolar do indivíduo - quando for o caso, relacionamento interpessoal; investigar os antecedentes gineco-obstétricos, história médica pregressa, história familiar de doenças neurológicas, psiquiátricas ou genéticas; analisar os critérios do DSM-V ou da CID-10; realizar avaliações complementares (investigações bioquímicas, genéticas, neurológicas, psicológicas, pedagógicas, fonoaudiológicas, fisioterápicas); pensar a respeito do diagnóstico diferencial; investigar a presença de co-morbidades; classificar o transtorno; planejar e efetivar o tratamento. 

Muitas vezes, o autismo é confundido com outras síndromes ou com outros transtornos globais do desenvolvimento, pelo fato de não ser diagnosticado através de exames laboratoriais ou de imagem, por não haver marcador biológico que o caracterize, nem necessariamente aspectos sindrômicos morfológicos específicos; seu processo de reconhecimento é dificultado, o que posterga a sua identificação. 

Um diagnóstico preciso deve ser realizado por um profissional qualificado, baseado na anamnese, observação clínica do indivíduo e comportamento. 

O autismo pode ocorrer isoladamente, ser secundário ou apresentar condições associadas, razão pela qual é extremamente importante a identificação de comorbidades bioquímicas, genéticas, neurológicas, psiquiátricas, entre outras.



Fonte > http://www.autismo.com.br/

Achei esse site super explicativo fora os serviços que prestam, ela fica localizada em RS, há 19 anos todo tratamento especializado ao TEA. Gostei muito de saber sobre o assunto.

#autismo
#conscientização 

8 comentários:

  1. Muito bom seu post. É interessante que as pessoas tenham conhecimento para que o diagnóstico seja o quanto antes. Com o acompanhamento correto melhora é muito a qualidade de vida tanto da criança quanto da família.
    Beijo
    www.leticiatomsik.com

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  2. Acredito que quanto mais informação melhor... mesmo porque, quem tem o maior contato e pode (e deve) ficar atento, são os pais.
    Ótimo post...
    Bjs,
    Camila
    www.baudemenino.com.br

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  3. Ainda bem que hoje as pessoas estão mais esclarecidas e menos preconceituosas. Eu já tive um aluno autista e na época li muito a respeito.

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  4. Precisamos falar e trazer informações sobre o Autismo para que todos estejam cientes e possam observar e tomar os devidos cuidados o quanto antes.
    bjs

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  5. é uma doença que deveria ser mais discutida
    vejo pouco sobre o assunto,
    e deve ser diagnostica de maneira correta
    ótimas explicações e esclarecimentos

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

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  6. Tema mega importante, quanto mais informações a respeito melhor, foi muito bom saber mais sobre tema.
    Beijos
    Adri

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  7. Esse assunto é muito pouco falado, temos que falar mais sobre eles. Quebrar tabus
    Bjcas e uma ótima semana para você!
    http://www.estou-crescendo.com/

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  8. Pouco falado mesmo Shai.
    Bom post.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

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