21/07/2014

19

Colesterol em crianças

Como algumas de vocês sabem estamos na luta contra o colesterol, e a mamãe aqui pesquisando de tudo pra poder saber mais e dar uma alimentação apropriada e melhor pro filhote, achei essa relação de perguntas pra quem está nessa luta também como eu, pois não é nada fácil dizer não pras coisas que ele gosta e não poder dar pra ele comer ! Espero que gostem

1. Crianças podem ter colesterol alto?
Sim, especialmente quando há uma dieta inadequada, associada à falta de atividades física e a fatores genéticos.
2. De onde vem o colesterol?
Basicamente nós temos duas fontes de colesterol: uma que é derivada de alimentos e outra que produzida pelo nosso próprio organismo, especialmente no fígado. Assim, se consumirmos em excesso alimentos com gordura, associado a nossa produção, teremos um acúmulo exagerado que é o colesterol alto.
3. A partir de que idade deve-se preocupar com o colesterol?
Desde o nascimento. O aleitamento materno exclusivo até os seis meses protege a criança contra o excesso de colesterol e também desta forma não expõe à criança a uma alimentação inadequada. Após os seis meses, é importante cuidar com a introdução gradual e correta de alimentos. Entre os dois e três anos, é onde começa o grande problema, pois a criança fica seletiva na alimentação e os pais oferecem aquilo que elas gostam, como: salgadinhos, frituras, bolachas e doces, criando assim os maus hábitos alimentares.
4. Crianças magras também podem ter colesterol alto?
Podem. Nestes casos muitas vezes não é pela alimentação, mas sim por uma herança genética. Como parte do colesterol é o nosso organismo que produz, quando há alguma alteração nesse mecanismo, também se pode ter colesterol alto. Isso é mais freqüente do que se imagina. Pesquisas mostram que uma a cada quinhentas pessoas no mundo tem herança familiar para hipercolesterolemia familiar (colesterol alto).
5. O que fazer se o meu filho está com colesterol alto?
Primeiramente procurar um endocrinologista pediátrico para que se possa avaliar a doença e orientar o tratamento. É importante salientar que a criança precisa entender a doença, o porquê não vai comer salgadinho e tudo aquilo que gosta. Isto porque elas têm uma capacidade impressionante de aceitar e cumprir as orientações quando as complicações são devidamente explicadas. Outra coisa é a aceitação familiar, pois toda a família precisa passar por uma reeducação alimentar.
6. Como é feita esta reeducação alimentar?
De modo gradual, acompanhada pelo endocrinologista e muitas vezes orientada pelo nutricionista. Dietas restritas demais não funcionam, além de poder prejudicar o crescimento da criança. Basicamente faz-se retiradas de certos alimentos, se desaceleram outros e tenta-se inserir um novo aprendizado com leguminosas e frutas.
7. Quais as complicações que o colesterol alto pode ocasionar?
O colesterol alto está associado as principais causas de morte em todo o mundo, que são as doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame). Estas complicações podem ocorrer de forma precoce com quarenta anos, pois a formação dessas placas de gordura já se iniciam na infância.
8. É verdade que existe colesterol bom e ruim?
Na verdade existem dois tipos de colesterol. O popularmente conhecido como colesterol bom, é o HDL (lipoproteína de alta densidade). Este faz o papel de lixeiro, ou seja, ajuda a limpar o nosso organismo, carregando o excesso do colesterol que “entope” e “suja” o nosso organismo. O denominado colesterol ruim é o LDL (lipoproteína de baixa densidade). Este tem a capacidade de se acumular nos vasos e formar as placas de gordura. Quando estas se desprendem causam o infarto ou derrame, por isso são tão perigosas.
9. O que fazer para prevenir o acúmulo do colesterol ruim?
Principalmente com uma alimentação balanceada. Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, que além de saudáveis, contem muitas fibras que impedem a absorção do colesterol. Evitar alimentos como: frituras, carnes com gordura, frango com a pele, creme de leite, maionese, manteiga, bolachas e doces.
10. E para melhorar o colesterol bom?
O principal elemento é aumentar a atividade física, mínimo de trinta minutos para a criança, cerca de três vezes por semana. Dentre os alimentos, o óleo de oliva também está relacionado à melhora do HDL.
( Nas crianças menores, geralmente abaixo de 6 anos de idade, a indicação é de brincadeiras lúdicas ao ar livre tais como jogar bola, pular, dançar, correr com outros colegas, sem muitas atividades programadas)


19 comentários:

  1. Informações super importantes para a saúde dos nossos filhos.
    Tem sorteio lá no blog. Participa por favor.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu não sabia da situação!
    Cuida direitinho que dá certo, Deus abençoe...
    Obrigada pelas dicas! ♥

    ResponderExcluir
  3. NOSSA, QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS DOIS NESSA CAMINHADA... CUIDANDO DIREITINHO DELE TUDO FICARÁ BEM :)...
    GOSTEI MUITO DO SEU POST, POR AQUI COMEMOS MUITA FRITURA E BOLACHAS, VOU MELHORAR ISSO, APESAR DE DAR BASTANTE FRUTA E LEGUMES, VOU CORTAR UM POUCO AS BOBEIRAS QUE ELES GOSTAM.
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Vejo muitas crianças com o colesterol ruim alto!! Nós mães, temos que cuidar da alimentação dos nossos pequenos!!
    Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe vocês e vai dar tudo certo! Adorei o post, já sabia que crianças podiam ter o colesterol alto e que é perigoso tanto como nos adultos, mas tem sempre aquela coisa "não vaio acontecer comigo" não é? Vou diminuir os doces e iorgutes com Bryan, e algumas frituras também.. Mas graças a Deus ele não é de comer muita besteira, mas também não é o bastante, falta insistir pra ele aprender a comer coisas mais saudaveis!

    ResponderExcluir
  6. É simples, se reeducar na alimentação. Se precisar de mim pode falar, viu?
    Gostei das dicas, com calma tudo vai dar certo por aí
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Informações super importantes, que você entrou em questão, gostei muito do que você falou, realmente e muito ruim tanto para uma criança quanto para um adulto ter colesterol alto, cabe aos pais, equilibrar um vida de atividades prazerosas, e com uma boa dieta para evitar o colesterol, como outras coisas. Com calma vai da tudo certo.
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Eu cuido muito aliementação do Rafa para evitar que de algum problema.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa amiga não sabia. Se Deus quiser cuidando de perto da alimentação dele, o colesterol vai baixar.
    E todo cuidado é pouco, preciso começar a mudar algumas coisas aqui em casa.Bjs
    Vivi e isaac

    ResponderExcluir
  11. Interessante, esclarecedor e muito útil. Parabéns pelo post.
    beijos
    adri

    ResponderExcluir
  12. Temos que tomar cuidado desde cedo mesmo

    ResponderExcluir
  13. è brabo mesmo .. temos uma amiguinha da Luma que passa um sufoco vendo as outras comerem um monte de coisas que ela não pode nem passar perto .. dá uma peninha ... mas tem que ser rigido mesmo ...

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  14. amiga aqui faço o possível
    para ficar de olho nisso e controlo o que comemos
    e também faço esse exame anualmente
    otimo post

    Linda Noite
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  15. É sempre bom estar atento,não é? A família do meu marido tem vários casos de colesterol, morro de medo da Arianne ter!
    Mil Beijos
    Blog Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  16. Criança cuidados constantes. Amiga indiquei você no meu blog se puder passar lá te espero bjs
    http://andreiaprazeresbordado.blogspot.com.br/2014/07/selo-premiacao-do-blog.html

    ResponderExcluir
  17. é brabo amiga, a gente fica com o coração apertado em ter que negar mas, te que cuidar
    espero que ele fique logo bom, o post é muito informativo e ajuda bastante que ta na mesma luta
    super beijo Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  18. Puxa é uma luta árdua, no meu caso eu tenho colesterol alto por causa do hipotireoidismo tomo remédio, mas infelizmente não baixa.
    Cuido muito do marido, que adora um gordurinha e infartou recentemente ainda mais né.
    O moleque eu controlo tudo desde pequeno sou chata mesmo, tem o dia da goludice e só, a maior parte do tempo é comida boa caseira, frutas e legumes.
    Evito bolachas recheadas e o que tem gordura trans salgadinhos e afins e dou também omega 3 que ajuda a aumentar o colesterol bom.
    Mas tenho certeza que com o seu empenho logo vai estar tudo ok.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Que situação para uma criança
    Deve ser horrivel para a mãe também
    Mas acontece neh!!
    Amei as informações
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha! Comente nós adoramos!! Vitória & Nathan