09/01/2013

7

Fimose

Meninas meu bebe tem fimose e andei pesquisando, achei uma reportagem que fala sobre isso... a medica me receitou uma pomada a POSTEC,  mais acabei nem comprando, e é bem carinha e li em alguns post que as vezes adianta ou não!
Então vamos aos exercícios mesmo, ela me recomendou também a passar a pomada normal, que acaba lubrificando o pênis para a abertura. Mais doe tanto, e chega até a sangra...da uma peninha dele, a medica disse que se não abrir vai ter que operar... tomara que abra loga, pra não fazer a operação!

Vou postar aqui uma matéria falando sobre isso, o post vai ficar grandinho, mais vale a pena ler;



O que é fimose?
Os especialistas a classificam de duas formas. Uma delas é a chamada fimose fisiológica e todo bebê do sexo masculino nasce com ela - afinal, os meninos vêm ao mundo com uma pele, o prepúcio, grudada à glande, a cabeça do pênis. "A fimose fisiológica não é motivo de preocupação desde que não provoque a obstrução do fluxo urinário e, como consequência, uma infecção", explica o pediatra Nivaldo de Souza, da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital São Paulo, na capital paulista. "Por volta de 1 ano e meio, o prepúcio já começa a se abrir, mesmo sem que ocorra a exteriorização da glande." A fimose propriamente dita é diagnosticada quando há uma espécie de anel apertando essa extremidade, o que impede que o prepúcio seja recolhido.

A fimose tem origem genética?
Não há nenhum estudo que comprove que ela tenha alguma relação com o que está escrito nos genes.

Existe uma idade limite para o prepúcio se descolar naturalmente?
Geralmente, antes dos 3 anos, o prepúcio se solta naturalmente. "Nessa idade, só 10% dos meninos ainda têm a pele do pênis grudada", revela o urologista pediátrico Antonio Macedo Junior, chefe do Setor de Urologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo.

Fazer massagens no banho ou com cremes e pomadas ajuda o prepúcio a se descolar? Há algum tipo de risco?
As massagens servem exclusivamente para os casos de acolamento, isto é, quando o prepúcio fica grudado à glande. Elas devem ser orientadas por um cirurgião ou pediatra. "Exercícios exagerados esgarçam a pele, que, ao cicatrizar, tende a se tornar menos elástica, estreitando mais o anel. Ou seja, o que não era fimose vira fimose", alerta o pediatra Carlos Patara, de São Paulo.

A cirurgia de circuncisão deve ou não ser realizada logo que o bebê nasce?
Em geral, ela só é feita logo após o nascimento da criança devido a motivos étnicos, religiosos ou tradições familiares. O pediatra Paulo Pacchi, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, acredita que não é preciso recorrer de cara ao procedimento cirúrgico. "Apenas uma pequena parcela dos meninos é que terá a necessidade de se submeter à operação. Além disso, o prepúcio mantém a sensibilidade da glande, o que, convenhamos, para essa geração, que deve passar dos 100 anos, pode fazer falta", diz Pacchi. O pediatra Carlos Patara, de São Paulo, compartilha a opinião de seu colega: "É basicamente uma escolha mais de fundo religioso ou de costume, para a qual não há um consenso".

Muitos pais solicitam a cirurgia de circuncisão já no nascimento do bebê?
Embora as dúvidas levem vários pais ao pediatra, cada vez menos eles solicitam a cirurgia de circuncisão logo que o bebê nasce, até por terem hoje mais acesso à informação. "A retirada da pele sem uma indicação médica pode levar à perda desnecessária da sensibilidade", alerta o pediatra Paulo Pacchi.

Quando a cirurgia de circuncisão é indicada? E até que idade ela deve ser realizada?
"Ela é indicada quando o estreitamento da glande leva a infecções urinárias, por exemplo", informa o pediatra Paulo Pacchi. O também pediatra Nivaldo de Souza acrescenta: "Para os casos mais leves, o ideal é que a cirurgia seja realizada entre os 7 e 10 anos de idade". Em outras palavras, antes da puberdade. "A fimose não impede o desenvolvimento do pênis nem diminui o fluxo de urina e até permite o ato sexual, porém com uma baixa qualidade de prazer", conta Carlos Patara. "Isso porque a pele sobre o pênis não permite o maior contato com a mucosa vaginal."

Quais são os casos que necessitam de uma cirurgia precoce?
A cirurgia precoce é recomendada quando há o que os especialistas chamam de postites frequentes, que, traduzindo para o português, são infecções da pele que cobre o pênis. Ela também é indicada para as parafimoses, quando, após muito esforço, a glande é exteriorizada e não consegue voltar mais à posição normal, causando inchaço e dor. Por fim, os médicos apelam para a operação nos casos em que a pele do orifício por onde sai o xixi é muito estreita, o que gera uma baita dor durante a micção. Porém isso é mais raro.

Qual é o tempo de cicatrização?
Em cerca de dez dias, geralmente todos os pontos já caíram e o inchaço desapareceu. A partir desse período, o menino pode voltar às atividades normais. No entanto, é aconselhável evitar por mais algumas semanas atividades que ofereçam risco de contusões, como andar de bicicleta.

Quais os cuidados com a higiene após a cirurgia?
Após o procedimento, é necessário passar uma pomada cicatrizante e não aderente para tentar conter o inchaço. "O cirurgião deverá dizer por quanto tempo será necessário usá-la e se ela precisará ficar coberta com curativo ou não", diz Carlos Patara. Em alguns casos, recomenda-se o uso de analgésicos via oral. O importante é que os pais sigam todos os cuidados, conforme a orientação do médico.

Depois da operação, a criança pode sentir dor ao urinar?
Não, não dói para urinar. "Na verdade, o que ocorre é um desconforto devido a uma sensação estranha e uma imensa dificuldade de acertar o vaso na primeira vez", explica Carlos Patara. Além disso, todos os meninos sentem algum incômodo após a cirurgia. Isso acontece porque a ponta do pênis, sem a pele sobre ela, fica mais exposta e, assim, mais sensível. "Trata-se de algo normal e adaptativo, que varia de acordo com a sensibilidade de cada garoto", completa Patara.

O prepúcio intacto aumenta o prazer sexual? Existem provas de que homens circuncidados são menos sensíveis?
"Não há provas de que homens circuncidados sejam menos sensíveis. Mas, até por uma questão de lógica, a glande exposta tende a perder a sensibilidade por não ficar tão protegida", diz Paulo Pacchi. Carlos Patara complementa: "Alguns homens fazem a cirurgia de circuncisão após o início da vida sexual e notam a diferença. Isso porque, mais acomodada dentro da pele, a mucosa que reveste a glande ficaria mais fina e, assim, mais sensível", explica. "A circuncisão, no entanto, facilita a higiene, o que contribui para eliminar odores e secreções."

7 comentários:

  1. Parabéns pelo seu meninão Vitória, muito lindo, espero que ele melhore logo, beijhos (: seguindo

    ResponderExcluir
  2. Nhaa estou na mesma ;(
    o médico mandou passar a pomada genérica, que ajudou, mais depois voltou tudo.. tenho que passar de novo mais agora ele não deixa mais depois que o médico machucou ele, puxou que sangrou! FDP

    Beijos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mães sou cirurgião pediátrico se quiser tirar dúvidas só me add thiago31_rp@hotmail.com fico aguardando

      Excluir
  3. Se Deus quiser ele vai melhorar e não será preciso operar. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. To na mesma que a Thamiris. Quando o Junior era mais novinho eu tava conseguindo tirar aos poucos, sem machucar (eu também li que forçar demais pode prejudicar). Dai o pedi dele numa das consultas forçou beeeeem e o Junior tava com um aninho e graças a isso ele não me deixa mexer! Tira minha mão, chega ora tras... A coisa ficou dificil!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog estou seguindo *--* Bjos http://annabeatrizrafaela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. MEu sobrinho mais velho teve e a operação foi bem tranquila espero que seu princepe sare e fique tudo ok logo bjuus!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visitinha! Comente nós adoramos!! Vitória & Nathan