17/08/2012

0

Dia 18/08/12 dia de vacinação

No próximo sábado (18/08) terá início a Campanha Nacional de Multivacinação para acerto de cadernetas. Neste período, crianças de 0 a 5 anos poderão atualizar suas cadernetas de vacinação nos postos de saúde de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Isso quer dizer que as crianças – aproximadamente 1 milhão no estado do Rio de Janeiro – terão a chance de completar seu esquema básico de vacinação e tomar as vacinas que, por algum motivo, não tenham feito dentro da faixa etária específica. 

A campanha, uma parceria entre as Secretarias Municipais, Estaduais e o Ministério da Saúde, vai até dia 24 de agosto e tem como principal objetivo melhorar a cobertura vacinal do público infantil. Neste período estarãodisponíveis algumas das vacinas do calendário básico da criança. São elas: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Novas vacinas - Este sábado também marcará a entrada de duas novas vacinas no calendário básico de vacinação: a Vacina Inativada de Poliomielite (VIP) e a Pentavalente (DTP + Hib + Hepatite B).

A Vacina Inativada Poliomielite (VIP) será aplicada em crianças aos dois e aos quatro meses, de forma injetável. Porém, a terceira dose e o reforço dado aos 15 meses deverão ser feitos com a vacina oral (VOP), as gotinhas.

A Vacina Pentavalente é injetável e reúne em uma aplicação a tetravalente – que protege contra a difteria, tétano, coqueluche e contra a meningite e outras doenças bacterianas – e a vacina contra a hepatite B. A vacina Pentavalente deverá ser administrada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida das crianças.

Então meninas não esqueçam que vai até o dia 24 de agosto . Crianças de 0 à 5 anos de idade.





IDADEVACINASDOSESDOENÇAS VITADAS
Ao nascerBCG - IDdose únicaFormas graves de tuberculose
Vacina contra hepatite B (1)1ª doseHepatite B
1 mêsVacina contra hepatite B2ª doseHepatite B
2 meses  Vacina tetravalente (DTP + Hib) (2) 1ª dose  Difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzaetipo b
VOP (vacina oral contra pólio)1ª dosePoliomielite (paralisia infantil)
VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano) (3)1ª doseDiarreia por rotavírus
Vacina tetravalente (DTP + Hib)2ª doseDifteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzaetipo b
4 mesesVOP (vacina oral contra pólio)2ª dosePoliomielite (paralisia infantil)
VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano)(4)2ª doseDiarreia por rotavírus
6 mesesVacina tetravalente (DTP + Hib)3ª doseDifteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzaetipo b
VOP (vacina oral contra pólio)3ª dosePoliomielite (paralisia infantil)
Vacina contra hepatite B3ª doseHepatite B
9 mesesVacina contra febre amarela (5)dose inicialFebre amarela
12 mesesSRC (tríplice viral)dose únicaSarampo, rubéola e caxumba
15 mesesVOP (vacina oral contra pólio)reforçoPoliomielite (paralisia infantil)
DTP (tríplice bacteriana)1º reforçoDifteria, tétano e coqueluche
4 - 6 anosDTP (tríplice bacteriana2º reforçoDifteria, tétano e coqueluche
SRC (tríplice viral)reforçoSarampo, rubéola e caxumba
10 anosVacina contra febre amarelareforçoFebre amarela
(1) A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido. O esquema básico se constitui de três doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose.

(2) O esquema de vacinação atual é feito aos dois, quatro e seis meses de idade com a vacina tetravalente e dois reforços com a tríplice bacteriana (DTP). O primeiro reforço aos 15 meses e o segundo entre quatro e seis anos.

(3) É possível administar a primeira dose da vacina oral de rotavírus humano a partir de um mês e 15 dias a três meses e sete dias de idade (seis a 14 semanas de vida).
(4) É possível administrar a segunda dose da vacina oral de rotavírus humano a partir de três meses e sete dias a cinco meses e 15 dias de idade (14 a 24 semanas de vida). O intervalo mínimo entre a primeira e a segunda dose é de quatro semanas.

(5)A vacina contra febre amarela está indicada para crianças a partir dos  nove meses de idade, que residam ou que irão viajar para área endêmica (Estados: AP, TO, MA MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos Estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC e RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos Estados BA, ES e MG). Se viajar para áreas de risco, vacinar contra febre amarela dez dias antes da viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visitinha! Comente nós adoramos!! Vitória & Nathan