22/09/2011

0

Anvisa proíbe a comercialização de mamadeiras com bisfenol A no Brasil



 Shutterstock






Mamadeiras que contenham bisfenol A não poderão mais ser fabricadas e comercializadas no Brasil. As empresas terão 90 dias, a partir da publicação no Diário Oficial da União, para paralisar a fabricação e até o dia 31 de dezembro de 2011 para vender os produtos que estão estocados. 

Essa determinação foi baseada em estudos recentes que indicam que o BPA, substância presente no policarbonato e material mais utilizado na fabricação de mamadeiras, oferece diversos riscos à saúde. Crianças de 0 a 12 meses são as maiores vítimas potenciais, porque, no primeiro ano de vida, o organismo delas ainda não é capaz de eliminar a substância. 

E são as crianças que ficam mais expostas a ela do que os adultos. “O aumento do calor facilita a liberação do BPA. Ou seja, quando a mamadeira é aquecida ou quando colocamos algo quente dentro delas, a substância é liberada em maior quantidade”, diz Adriana Pimentel, doutora em química e professora da Universidade Pequeno Príncipe (PR). Além disso, a estrutura química dessa substância, quando ingerida, se assemelha ao estrógeno, hormônio feminino, o que é prejudicial. “A fase da puberdade pode ser adiantada por esse tipo de substância”, acrescenta Adriana. 

Enquanto o mercado brasileiro não se adequa à determinação, você tem como opções as mamadeiras de vidro ou de polipropileno. Hoje em dia, muitas marcas oferecem produtos com BPA free. Então fique atenta ao escolher a mamadeira de seu filho. Se a informação não estiver destacada na embalagem, leia a composição do produto. 

Embora ainda não existam resultados conclusivos a respeito dos riscos oferecidos pelo BPA, diversos países já proibiram seu uso, entre eles Canadá, Costa Rica, alguns estados americanos e toda a União Europeia. “Os estudos com seres humanos não são conclusivos, mas já sabemos que ele pode fazer mal, então essa é uma precaução válida”, afirma Adriana. De acordo com a Anvisa, os países do Mercosul devem adotar a mesma medida em breve.



CRESCER
4

Primeira festinha que o Baby foi...

Semana passada fomos em uma festa de um amigo(filha dele) do meu marido, no dia o Nathan não dormiu o dia inteiro só ficou nos cochilos, quando foi 16:30 dei banho nele pra ver se dormia mais nada,
Saímos mais ou menos as 20:00 pra festa, pegamos um táxi, e ele pra variar pra ficando mal acostumado em andar de carro porque sempre que saímos de carro e quando o carro pára ele fica todo agitado querendo chorar  vê se pode...rs.
Quando chegamos na festa ficou super tranquilo olhando tudo, as pessoas e os brinquedos, tinha um barco aonde eu estava sentada e ele não tirava o olho de lá, o barco balançava e ele acompanhando muito engraçado...
Depois mamou, e dormiu um pouco, como estava muito barulho de crianças e musica desci com ele pra ele não ficar tão assustado, ele já estava querendo chorar, fazendo beicinho, tadinho na hora do parabéns foi a mesma coisa, só se acalmou quando foi pro meu colo.
Bjinhos e uma fotinha!


21/09/2011

11

Repelente contra mosquito faz mal?


Posso usar repelente em meu filho de 2 meses? 

A maioria dos pediatras prefere que esse tipo de produto, mesmo os específicos para bebês, só seja usado depois dos 6 meses. As substâncias químicas presentes no repelente podem ser prejudiciais ao bebê e provocar reações alérgicas, já que nessa idade a pele é ultradelicada. Além disso, as substâncias podem ser absorvidas e provocar reações tóxicas.

Para afastar os mosquitos do quarto da criança, o método mais inofensivo à saúde é o uso de telas e mosquiteiros. Aparelhos de tomada que liberam inseticida podem ser prejudiciais nessa idade.

O ideal é ligar o aparelho quando a criança não estiver no quarto, e depois desligá-lo. Se não houver outra saída, deixe o aparelho longe do berço do bebê, e não deixe de consultar o pediatra.

Outra opção é passar a loção repelente no lado externo da roupa da criança, tomando o cuidado para não aplicar em tecidos que ela possa colocar na boca. Velas de citronela também podem ser usadas, quando o bebê não estiver no quarto.


Como decidir que tipo de repelente ou inseticida usar? 

Isso vai depender da sua necessidade e da idade da criança. Consulte a tabela abaixo: 
Tipo de repelente/inseticidaPrósContrasPrecauções
Loções, cremes e sprays para o corpoEficazes em ambientes fechadosPodem causar reação alérgica se usados em bebês.Só compre produtos de marcas conhecidas e que especifiquem a composição química. Consulte o pediatra antes de usar essas loções em bebês de menos de 6 meses.
Aparelhos de tomada em líquido ou pastilhaEficazes em ambiente fechadoLiberam o inseticida pelo calorO mais seguro é usar em outros cômodos da casa que não o quarto do bebê. Se o problema de mosquitos for difícil de controlar na sua casa, consulte o pediatra para ver se ele libera o aparelho no quarto.
SpraysEficazes em ambiente fechados e em áreas limitadas ao ar livreSubstâncias nocivas podem ser inaladasPode causar alergias e problemas respiratórios
EspiraisEficazes em ambientes abertos, em uma área limitadaOs espirais emitem fumaça quando queimadosPodem causar alergia e problemas respiratórios
Telas e redes mosquiteirasEficazes desde que bem usadasSe ficarem abertas podem permitir a entrada de mosquitosApesar de estarem meio fora de moda, os mosquiteiros são uma boa opção para bebês pequenos. Só verifique se não há mosquitos dentrodele, e lave-o com frequência para não acumular pó
Óleo essencial de citronelaEficaz na aplicação diretaPode causar reação alérgica e o efeito não é muito duradouroÓleos essenciais são muito fortes e não devem ser usados diretamente na pele de bebês e crianças pequenas.

Saiba mais :Babycenter

17/09/2011

5

3* consulta com a pediatra /acontecimentos nesses 3 meses

Graças a Deus está tudo bem com meu filhote,ele só está um pouco com catarro, ela me falou pra fazer nebulização nele três vezes ao dia, fora isso ele está otimo cada dia mais fofinho.

Pesando: 7,315kg
Medindo: 66cm

A Dra. disse que ele deu um pulo, no crescimento que está otimo, perguntei sobre o peso dele, ela disse se e so LM não tem problema nenhum.

Nesse terceiro mês ele aprendeu agora fazer bolinha de cuspe  e fazer 'brummm'  com a boca muito engraçado, e enquanto está mamando coloca a mão em cima dos olhos, uma graça, ele sempre dorme de bruços desde os 1 mês e pouco e duas noites ele virou sozinho, só foram essas vezes não aconteceu mais





.

06/09/2011

4

3 meses de muito sorriso e o mais importante Amor

Cada dia, mês e segundos, que se passa estou completamente apaixonada pelo meu gostosão...rs
na hora que acorda de manhã já abre aquele sorriso lindo e maravilhoso, como é bom ser mãe e saber que logo,logo já estará andando, falando e tudo mais.
Ele continua o meu chorão de sempre, mais já diminuiu bastante já está brincando com os ursinhos dele, pega bota na boca, uma graça... 
conhece as mãozinhas,coloca na boca a mão toda se baba... só falta os pés agora, as vezes coloco  ele nas minhas pernas e mostro os pés a ele, ele fica olhando...
Um amor que cada vez mais será multiplicado cada vez mais! Fotinhas dele brincando


 3 meses

01/09/2011

3

O bebê de 3 meses


Como seu bebê está crescendo 

Seu filho consegue manter a cabeça erguida para ver o que está acontecendo à sua volta? Aos 3 meses, muitas crianças já tem maior flexibilidade nas articulações e passam a acenar e dar chutes com mais força, além de abrir os dedos e juntar as mãozinhas.

Alguns bebês não acordam mais para mamadas no meio da noite, dando aos felizardos pais a chance de redescobrir o sono. Mesmo que seu filho ainda precise mamar durante a noite, a esta altura ele já deverá dormir por mais horas seguidas. Isso não é regra, contudo, e algumas crianças continuam a ter o sono entrecortado.

Caso você não tenha uma rotina para a hora de dormir, pense na possibilidade de adotar uma.

É provável que seu filho ainda distribua sorrisos para todos que conhece, mas essa simpatia toda está para mudar. Em breve, em meio a grupos maiores ou entre estranhos, o bebê poderá precisar de mais tempo para se adaptar e se soltar.
lobo temporal do cérebro do bebê, que lida com a audição, a linguagem e o olfato, está em grande atividade. Aproveite para conversar bastante, tocar músicas e ler em voz alta para ele.

Leia mais sobre o desenvolvimento do bebê de 3 meses. 

Sua vida: alterações de humor que não melhoram 

Anda tão ocupada cuidando do bebê que nem teve tempo de pensar na sua própria vida? Leia nossos artigos sobre a recuperação física no pós-parto, mudanças no seu humor e como se ajustar à nova vida de mãe.

Caso as semanas após o nascimento do bebê tenham passado e você ainda se sinta muito ansiosa ou com grandes alterações de humor, não deixe de conversar com o médico. Acredita-se que cerca de 10 por cento das mães de primeira viagem sofram de depressão pós-parto, uma doença real, porém tratável. 

Dicas 

Seu parceiro provavelmente se sentirá mais ligado ao bebê agora que ele está maior e interage mais com a família. Para fortalecer esses laços ainda mais, incentive-o a dar banho ou ler para o bebê com frequência.

Eczema ou dermatite podem causar muito incômodo aos bebês. Veja o que você pode fazer para prevenir esse tipo de irritação na pele.